DOLCE VITA
INSTAGRAM: @dolcevitacontos
Capa Meu Diário Textos Áudios Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos

A noite prometia ser longa no gabinete presidencial. Sob a luz dos holofotes, a equipe de TV fazia os últimos ajustes. Ary Cardos, presidente da Absurdia, encarou a jornalista. A pergunta sobre a melhor política para a educação pairava no ar. Sem titubear, ele respondeu:

 

— Você tem ideia de quantos livros emboloram nas estantes? Ninguém quer ler. O que Absurdia precisa é de pá, enxada e anzol. Comigo é assim, minha filha: menos blá-blá-blá e mais pá!

 

O tema da segunda pergunta o perseguia em todas as entrevistas. Falar de corrupção era um atentado à paciência. O presidente respirou fundo, fechando os olhos por um instante, para conter a vontade de soltar um palavrão.

 

— Eu mando investigar as denúncias sem fundamento; as outras, não. Afinal, não sou louco nem santo.

 

— E o que o senhor tem a dizer a respeito da economia?

 

Havia um estranho brilho nos olhos do presidente ao responder:

 

— O segredo da economia é desejar pouco. Quanto menos coisas você quer, mais economiza.

 

Os integrantes da equipe de TV se entreolhavam a cada resposta. A jornalista prosseguiu:

 

— A área da saúde tem sido o seu maior desafio?

 

Após um longo silêncio, o presidente retrucou:

 

— As pessoas ficam doentes porque não sabem viver. Essa é a verdade que ninguém tem coragem de falar. Além disso, ainda não existe uma fórmula da saúde perfeita. Quem descobrir vai ganhar rios de libras absurdianas.

 

Antes que a repórter fizesse outro questionamento, Ary Cardos se levantou:

 

— Agora chega de perguntas. Sou presidente da Absurdia, e não um oráculo.

 

Mais tarde, naquela mesma noite, Ary Cardos mergulharia em um sono profundo. E, ali, em seu sonho delirante, a mirabolante fórmula da saúde perfeita começava a tomar forma. Óleo de gergelim, boldo e uma cartilha de autoajuda para fortalecer o pensamento positivo: esse seria o elixir da primeira grande promessa de seu segundo mandato.

 

INSTAGRAM

@dolcevitacontos 

Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 08/09/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários